Bernardo goes to Hollywood

Monday, November 28, 2005

Preciosidades culturais e o que aprendi sobre Portugal

Primeiro dia de aulas. Chego mais cedo que o resto da malta e na aula encontra-se apenas um chines. Conversa de circunstancia:
'Tas aqui para a aula de matematica?'
'Sim'
'... hum parece que chegamos cedo demais'
'...Pois...'
'De onde e que es?'
'China.'
'Da China?' (hum, quem diria...) 'Eu sou de Portugal e chamo-me Bernardo*.'
'Portugal?'
'Sim. Ja la foste?'
'Nao. Onde e que fica?'
'???'
'Sim, onde fica, em que continente?'
'Figo, ja ouviste falar do Figo? Nao? Hum... Cristiano Ronaldo? hum... Europa, fica na Europa, sabes onde e?'
'Sim, sim'
'Pois, parece que chegamos demasiado cedo a aula...'

Ontem a noite, num bar libanes:
'Hey, what are you having young man?'
'Just a coffee'
'By the way, are you Argentinian?'
'No man, I'm portuguese'
'Oh, you look argentinian. But hey you live nearby...'

Nota do redactor - O animal que disse isto era libanes.

*Atencao que sempre que digo qual o meu nome, e nao sao poucas as vezes, meto sempre sotaque americano na coisa. Um 'Bernardo' seco em portugues pede sempre repeticao e ja estou farto. Outro habito que tenho quando me perguntam o meu nome e apelido e dizer 'espere um pouco'. Abro a carteira e dou um cartao com o meu nome. E claramente mais eficaz.

Os Asiaticos (reparai que nao uso a expressao orientais) a primeira coisa que fazem assim que chegam aos EUA e escolher um nome ingles. A coisa nao e assim tao imbecil como isso, bem pelo contrario, porque de outro modo eu tal como todos os nao-asiaticos, nunca saberiamos quem era quem. Assim sendo ha um coreano que e o Steve, uma chinesa que e a Sofia e um indiano que e o Roby... (Tantas opcoes e o gajo escolhe-me este nome!). Por falar em nomes, outro dia conheci um bacano com o nome mais cool de sempre. E americano e chama-se Voltaire. Pura classe! Sim, e mesmo o primeiro nome dele...

2 Comments:

  • Eu tive um tio-avô chamado Voltaire. Não era o seu primeiro nome, mas chamava-se Voltaire, Leopoldo Voltaire. Irmão de um Mário Liberal. E de um Tibério Augusto. Todos filhos do meu bisavô republicano, auto-exilado em Santa Maria.

    By Blogger V., at 6:32 AM  

  • Olá Vera.

    Li o seu comentário, acerca do seu tio-avô Voltaire. Ele também era meu tio-avô ( sou neto de Tibério Augusto). Estou a fazer a minha árvore genealógica, pelo que, se tiver algumas informações acerca do avô deles, agradecia. Consigo chegar até ao pai deles ( o "avô" Mário). A partir daí, as coisas dificultam-se. Deixo aqui o meu email: pedro.resendes@hotmail.com

    Cumprimentos.

    Pedro Resendes

    By Blogger pedrocas25, at 7:06 AM  

Post a Comment

<< Home