Bernardo goes to Hollywood

Friday, November 18, 2005

Lakers vs. Knicks e porque razao somos tao diferentes

Anteontem fui a Downtown (viagem de 2 horas de autocarro, nas quais passei pela Cidade do Mexico aqui da zona) para ir assistir ao meu primeiro (e ultimo?) jogo da NBA no Staples Center.

Apanhei um autocarro 'directo' que partia aqui da UCLA e tinha uma paragem a apenas 2 qms. do Staples Center. Claramente door-to-door para estes padroes. O jogo era as 7 da tarde e a conveniencia da hora sera mais tarde explicada. Cheguei ao pavilhao 2 horas antes do jogo e andei um bocado por Downtown para fazer tempo. Devo ter andado durante uma hora para percorrer dois quarteiroes, mas enfim isto e L.A.

O Staples Center (chama-se Staples Center pois e patrocinada pela Staples. A mesma Staples do Xavier) consegue ser bastante feio por fora, com umas cores que nao lembram a (quase) ninguem do qual retive uns neons que a noite cobriam o pavilhao de lilas...

Antes de falar do jogo e do ambiente, deixem-me dar-vos a minha visao da NBA e dos desportos americanos em geral.

Os Americanos sao um povo completamente vocacionado para a producao de riqueza. Sao um povo que se move ao incentivo lucro. Dai a razao de crescerem constantemente a mais de 3% ao ano, dai a razao de serem o pais com o PIB/Capita maior do mundo, dai a razao de serem um povo com os valores um bocado marados.

A NBA e um excelente exemplo para provar o que digo:

Primeiro - As equipas na NBA sao propriedade de alguem nao havendo socios das equipas. O que ha sao accionistas e estes preocupam-se exclusivamente com o lucro das equipas. O facto de as equipas ganharem ou nao e apenas importante no sentido em que poderao produzir mais riqueza para os donos. Outra perola esta no facto de as equipas serem franchises (McDonalds-style) e estarem colocadas nas cidades que possam apresentar maior potencial de receitas. Os Lakers antes de serem de L.A. eram de Minnesota. Mas como em Minnesota nao se gera tanto dinheiro, os patroes da NBA decidiram transferir os Lakers de cidade! No entanto o belo da coisa e que o nome ficou. O nome Lakers (que vem de lagos) foi apropriadamente dado a equipa enquanto estava em Minnesota. Agora em L.A. o nome manteve-se. Deixem-me que vos diga que em L.A. nao ha lagos, so piscinas...

Segundo - Como as franchises sao limitadas, isso significa que nao ha subidas nem descidas de divisao. O que significa que so as grandes cidades e que podem aspirar a poder ter uma equipa. Os Campomaiorenses deste mundo nao existem na NBA.

Terceiro - O comunismo esta instalado na NBA (alias esta instalado em todo o desporto americano*). Os patroes das equipas sao tipos organizados em cartel (Medelin e Bogota vem-me a cabeca). Como e obvio, quando ha competicao entre concorrentes quem ganha e o consumidor final. Ora os patroes da NBA nao querem competicao entre eles proprios, portanto ha um conjunto de regras que as equipas tem de seguir de maneira a que nao haja competicao excessiva. Por exemplo, ha um tecto salarial por equipa. O tecto salarial da equipa visa garantir que nao ha gastos excessivos com os salarios dos empregados (tambem conhecidos como jogadores) e que a competicao fica equilibrada o suficiente para garantir as necessarias audiencias (bem visto hein?).

Quarto - Para ajudar a manutencao do equilibrio, e para garantir que nao ha uma divergencia muito grande na qualidade das equipas, o ultimo classificado de cada ano tem (em principio) o direito de escolher o melhor jogador que entrara na NBA no ano seguinte (Sim. As entradas de jogadores tambem sao regulamentadas) o penultimo classificado num ano tem o direito a escolher o segundo melhor jogador e assim por diante. Isto tudo nao por uma questao de justica (sejamos serios) mas garantir o espetaculo.

Apesar de tudo isto, fui ver um jogo...

Como seria de esperar o ambiente e tipicamente americano, bastante desprovido de emocao (pelo menos do ponto-de-vista europeu) e virado exclusivamente para o espectaculo. Meus caros, se quiser ver circo, danca, musica etc... nao vou ao Estadio da Luz. Se quiser ver um jogo de bola nao vou ao Monumental ou ao Circo Chen. Percebem a deixa... Durante o jogo, repito, durante o jogo havia musica a tocar e malta a dancar. O facto de haver um jogo la em baixo a decorrer (e o la em baixo e para reflectir que vi o jogo do telhado) era relativamente irrelevante. Lembrei-me dos Circos Romanos. A malta aqui vai a um jogo da NBA como quem vai ao Teatro ou ao Cinema, a malta aqui vai aos jogos para se divertir! Quem e que vai a bola a procura de entretenimento?

* O campeonato da NHL (Hoquei no Gelo) comecou este ano uns meses mais tarde (e o ano passado nao houve!) porque os jogadores se revoltaram contra o tecto-salarial que diziam ser demasiado baixo e injusto. Para os jogadores a fatia do 'bolo' (receitas geradas pela NHL) que lhes cabia era demasiado pequena quando comparada com a fatia que cabia (e cabe) aos donos das equipas. Ha quatro anos atras aconteceu uma greve deste tipo na NBA.

5 Comments:

  • Luxemburgo! Pequeno mas conta como pais.

    By Blogger Andre Trindade, at 3:13 PM  

  • O pib per capita pah. O André é geek.

    By Anonymous Anonymous, at 5:36 PM  

  • Para esse efeito o Canada tambem conta

    By Anonymous Anonymous, at 11:01 PM  

  • http://www.cia.gov/cia/publications/factbook/rankorder/2004rank.html

    By Blogger Andre Trindade, at 10:01 AM  

  • Pois enganei-me... Queria dizer Noruega

    http://devdata.worldbank.org/data-query/

    Antes de commentarem... o GNI per capita revela melhor o intenção do Bernardo que o GDP per capita

    Quanto a biblio do CIA... ummm não! Já ouviram falar de propaganda?

    Sinto-me tão geeky neste momento

    By Anonymous Anonymous, at 10:40 AM  

Post a Comment

<< Home