Bernardo goes to Hollywood

Saturday, October 01, 2005

Futebol Americano

Hoje as 3 da tarde vou comecar mais uma experiencia americana. Vou a um jogo de futebol-americano ver UCLA jogar contra Washington. Confesso que a minha ansia nao e muito grande porque o jogo e de facto aborrecido. Os americanos tem de facto um jeito especial para criarem desportos parados e chatos. Basebol, Futebol-americano, Nascar (ta bem, nao e parado mas cumpre o segundo requisito), Lacrosse etc. etc. No entanto ha tres razoes principais para ir ao jogo:1a Nunca se diz que nao a uma experiencia nova (quer dizer, quase nunca); 2a O bilhete para o jogo e gratuito para os que entram este ano (e como se sabe, por muito irracional que seja, nunca se recusa nada gratuito); 3a O jogo e no RoseBowl. Para os infieis/hereges que nao sabem o que e o RoseBowl, digo apenas que e o estadio onde se disputou a final do campeonato do mundo de 94. Esta 3a razao tinha como aliciante o facto de ser a primeira vez que eu ia a um estadio onde se realizou uma final de um campeonato do mundo, mas agora que penso nisto, e de facto o terceiro estadio a que vou onde se realizou uma final do campeonato do mundo. Ja fui ver o Real ao Santiago Barnabeu (com um bilhete oferecido, historia surreal) e tambem ja fui ver a Lazio jogar no Olimpico de Roma.

A tarde comeca com um tailgate. Como vos, caros leitores, tambem eu nao fazia ideia do que e um tailgate. Sucede que este povo tem uma certa consciencia da seca que sao os desportos a que assistem. Assim sendo, nao faz sentido absolutamente nenhum ir ver um jogo de futebol-americano so pelo gozo do jogo. Para dar alguma logica a ida para o estadio, os americanos organizam picnics para que assim a tarde faca de facto algum sentido. Estes picnics tem o nome de tailgate. O tailgate e a forma subconsciente dos americanos dizerem que de facto o futebol americano e chato e que so se assiste aos jogos se houver alguma contrapartida. Neste caso (va todos em unissono) o tailgate.

Ontem a tarde, depois de mais uma joga de futebol num dos relvados da UCLA, fui ver um jogo da equipa de futebol (o verdadeiro) da UCLA. Faco aqui a minha penitencia. Os americanos nao jogam nada mal a bola. Eles encaram o jogo uma beca como os alemaes (e o Mourinho, agora que penso nisto). Eles jogam para ganhar. E para ganhar (agora parece de facto o anuncio do Mourinho) eles nao precisam de grandes fintas nem de muitos rodriguinhos. Jogam bastante directo e muito rapido. E para jogar da forma como eles jogam e preciso ter tecnica, porque a recepcao deles e boa e os passes relativamente precisos. Nao e preciso relembrar o que aconteceu na Coreia...

7 Comments:

  • Dude, futebol americano e nascar totalmente de acordo. Mas baseball, nao! Para tirares duvidas ve amanha o jogo decisivo entre os yankees e os red sox. Vais perceber porque e possivel estar 3 ou 4 horas a olhar a tipos a tentar acertar em bolas com um taco de madeira.

    By Anonymous Anonymous, at 12:28 PM  

  • Cara,
    Nao tenho televisao. No entanto tu estas ca ha muito tempo. E completamente compreensivel que ja nao distingas o bem do mal.
    Por outro lado, eu nao tenho televisao e acho que nem quero ter. Porque por ora tenho tempo livre...
    Abraco.
    PS - Ve la se vens ca abaixo. Ainda nao tenho aulas bombadas.

    By Blogger Bernardo, at 12:36 PM  

  • Proximo fim de semana, fixe? Alugo um carro ou assim. Outra coisa, o telefone e fixo ou movel?

    By Anonymous Anonymous, at 12:45 PM  

  • E movel.

    By Blogger Bernardo, at 1:15 PM  

  • Ta combinado. Podes vir de Greyhound que fica mais barato e arranjamos carro ca se quiseres.

    By Blogger Bernardo, at 1:16 PM  

  • Acho piada como usam a área de comentários como de um email se tratasse...

    Os meus colegas americanos tambem confessam que só vão ver jogos de baseball porque vendem cerveja dentro dos estádios.

    By Blogger Andre Trindade, at 4:01 PM  

  • Ganharam? Era também só para dizer que este fim-de-semana usc bateu o record se vitórias seguidas. 26 se não me engano.

    By Anonymous Anonymous, at 6:55 PM  

Post a Comment

<< Home