Bernardo goes to Hollywood

Tuesday, September 20, 2005

Malibu

Neste fim-de-semana que passou, e garcas ao carro do Manu, tive a possibilidade de me deslocar pela cidade num raio de mais de 3 kms. Ora esta possibilidade em LA da um certo jeito, porque a cidade foi feita para malta com carro. Digo isto pois e completamente inconcebivel querer-se ter qualidade de vida numa "cidade" com 100 kms por 100 kms. Tudo esta estupidamente longe, e portanto se nao quero ter uma vida de reclusao no campus (que por sinal ate seria produtiva...) preciso claramente de ter carro. Muita malta diz que "os sistemas de transporte em LA sao maus". Esta frase e falsa. A questao nao e a de nao existirem transportes publicos (eles ate estao la), o problema e que a cidade e tao grande que se torna inconcebivel andar de transportes publicos porque: sao relativamente lentos (os autocarros tem aquela coisa chata das paragens) e pela sua inflexibildade (so com uma sorte do caracas e que se consegue um autocarro directo sem fazer transbordo). Por isto e muito mais, um tipo dependente do autocarro esta tramado.

A semana passada quando fui ao IKEA fui ao de Burbank que e um bairro no meio da cidade e nao relativamente longe e andei 40 kms para la e 40 kms para ca. Se eu quisesse fazer isso de autocarro provavelmente precisava do fim-se-semana inteiro para fazer a viagem. Como curiosidade digo-vos so que ha uma boulevard ca no burgo que mede uns meros 50 kms.

Outro dos problemas da falta de mobilidade esta na propria estrutura da cidade. Como LA e uma cidade relativamente recente, a questao das "distancias como obstaculo" foi um "bocado" minimizada. Isto porque o Siza aqui da zona pressupos que toda a malta tinha carro. Como existe este racional de que ninguem vai andar a pe, e como ha espaco a brava, entao vamos construir nao em altura, mas sim em grandes areas, com passeios largos e com muito espaco entre cada casa. Mas o problema nem e este. O drama e que os tipos que idealizam a cidade imaginam o Los Angelino como um gajo com carro, ora se ele tem carro tem que o poder estacionar e como ha um custo associado ao estacionar o carro (tempo, arranjar lugar, parquimetro etc.) entao vamos fazer com que ele tenha tudo o que precisa apos estacionar o carro. Nasceram assim os outlets. Estes foram o ultimo grito da moda dos imbecis que planearam isto. Claro que quem nao tem carro esta lixado porque tem que ir aos outlets a pe...

Bom, a minha ida a Malibu esta-se a parecer com o Godot. Nunca mais aparece. No proximo post nao me vou desviar...

4 Comments:

  • ('estratégia ..')

    'Vladimir: We have to come back tomorrow.
    Estragon: What for?
    Vladimir: To wait for Godot.
    Estragon: Ah! (Silence.) He didn't come?
    Vladimir: No.'

    (Samuel Beckett, 'Waitinhg for Godot')
    :)

    ps- lisboa (para não falar dos arredores) não tem avenidas de 50km mas está feita para o automóvel. quem vai de benfica ao cais de sodré de transportes públicos?
    e centros comerciais, outlets...(os maiores da europa!) nem consigo comentar :(

    By Blogger nataliE, at 2:34 AM  

  • Yaps, tenho cabo mas ainda n tenho televisao. No entanto acho q este problema se vai resolver relativamente depressa.
    Quanto ao problema... por quem me tomas?
    O john gosta de quadrados

    By Blogger Bernardo, at 12:19 PM  

  • O blog está porreiro... continua sem nos abandonares!
    Gostei da subtileza surfer da coisa...

    By Anonymous Anonymous, at 12:24 PM  

  • Bernardo que e-mail estás a usar?
    Gostava de encomendar uma cena na Amazon americana e precisava de saber a tua morada. Os gajos n enviam electrónica para fora dos eua e o preço é brutalmente mais barato ai.

    João

    By Anonymous Anonymous, at 12:17 AM  

Post a Comment

<< Home