Bernardo goes to Hollywood

Wednesday, September 14, 2005

Campus

A nossa pequena historia de hoje leva-nos ao jardim que e o Campus da UCLA, e ainda (se tiver paciencia) a Anderson. Esta (a Anderson) e a business school onde estudo e que me paga uma parte do meu salario de subsistencia.
Apos a viagem e todas as suas vicissitudes eis-me instalado como um raja. Encontro-me a dividir casa com um Americano e estou a 20 minutos a pe da Anderson. Nada mau.

A UCLA fica no norte de Los Angeles e aqui tenho as praias a 10 minutos de carro e tenho Bel Air e Beverly Hills a 10 minutos a pe. O Campus da UCLA e brutalmente grande. Para vos dar uma ideia da imensidao da coisa, digo-vos apenas que existem 3 (tres) linhas diferentes de autocarros a circular ca dentro. Ha espacos verdes a brava, os edificios estao cuidados e parece uma Gulbenkian em ponto grande. Uma das vantagens dos espacos verdes e que ha sempre malta a jogar a bola, frisbee, softball etc. etc. A bocado tive a jogar soccer com uns dudes. Apenas vos digo que elevei o nome de Portugal bem alto. Digo isto porque joguei com o equipamento alternativo da Seleccao e fiz furor. O ditado "em terra de cegos..." aplica-se claramente nestes jogos da bola.

Fiz a promessa a mim mesmo de acordar de manha (as 6:30) para comecar a fazer um joggingzito de 1 hora. Ha montes de malta a fazer e eu, se me quiser manter abaixo dos 90 kgs, e bom que me comece a mexer... Tenho aulas as 8:00, pelo que nao deve haver problema.

Quanto a Anderson. Bom quanto a Anderson ha muito para dizer. O departamento de gestao, como todos os departamentos de gestao espalhados por este pais, e claramente a divisao da Universidade com mais dinheiro. Em 1995 os tipos da business school proposeram-se a que ate 2005 conseguissem atingir os 100 milhoes de dolares em donativos. Apenas vos digo que faltam menos do que 5 milhoes. E IMPRESSIONANTE! Nem a Santa Casa consegue arrecadar tanto montante de donativos, se andar a dizer que e para ajudar os pobrezinhos. Deixem refrisar o ponto. Este dinheiro foi angariado como donativo. Nao ha contrapartidas. 100 milhoes de dolares sao 20 milhoes de contos... Claro que ainda nao falei do que a Anderson ganha com os MBAs e com os MBA para executivos. Se pensarmos que cada MBA custa 20 mil contos e que ha 300 jovens a entrar por ano, entao a faculdade ganha... Bom como nao sou o Guterres nao vos digo para fazerem as contas, que eu as faco por voces. 20mil contos*300=6milhoes de contos. Ou seja so em MBAs (excluindo os MBAs para executivos) a Anderson ganha 6 milhoes de contos/ano.

Mando estes numeros, so para dar uma ideia da magnitude do departamento. Acrescente-se ainda que o orcamento da Anderson e apenas 10% do orcamento de Stanford. No entanto este departamento e muito mais pequeno.

Quanto a distincoes, o departamento gaba-se de ter o melhor conjunto de investigadores do mundo. #1 em faculty intelectual capital. In your face Kellogg :). O edificio da Anderson e fabuloso e e composto por 5 edificios +/- independentes, mas que estao ligados entre si. Hei de por fotografias aqui no blogue, mas digo-vos que e uma obra de arte.

Eu tenho um pequeno cubiculo individual com computador (que e alias onde estou a escrever). Claro que me lixei por (falta) iniciativa propria. Aqui a politica e: O primeiro a chegar escolhe o cubiculo. Eu fui o ultimo...

Bom por hoje ficamos por aqui

4 Comments:

  • #1 em faculty intelectual capital??? Inventam cada coisa só para serem primeiros em algo...

    By Blogger Andre Trindade, at 8:11 PM  

  • Epa, foi a business week que inventou.
    Nao tens que ficar triste,o top ten e honroso

    By Blogger Bernardo, at 8:37 PM  

  • ó bernardo, já te calavas com as aulas e os 1# faculty intelectual capital e já nos fazias descrições das praias e respectivas ondas...
    melhor ainda: sai do cubículo e vai surfar!
    boas ondas
    beijinhos

    p.s: vou-me baldar ao primeiro dia de aulas e vou pas festas de ponte de lima...é uma das vantagens de não tares cá..se tivesses, a mae nao me deixaria ir..

    By Blogger Margarida Cruz Morais, at 6:38 AM  

  • com:
    praias.. a 10 min!!!
    jardins..maiores que a Gulbenkian!! em b.hills..e b.air!
    futebol,ou melhor..soccer no seu melhor! (e a equipa da faculdade ?)
    jogging..(6.30???já nasceu o sol??)
    e
    algumas contas para disfarçar..o empenho e a 'gestão':)
    ..os dias parecem prometedores!
    beijinhos

    By Blogger nataliE, at 1:56 PM  

Post a Comment

<< Home