Bernardo goes to Hollywood

Sunday, September 25, 2005

Apos o bloqueio

Esta semana acaba-se o que tem sido o estado natural das coisas desde Julho do ano passado. Esta semana acabam-se as ferias! E certo que tenho tido as aulas de matematica, mas isso foi claramente um aquecimento fraquinho para o que ai vem... A proposito do exame-diagnostico de sexta-feira, era facil e correu bem. No entanto, o exame tinha algumas perguntas tricky que nunca me passariam pela cabeca que me pudessem ser perguntadas. Com isto quero dizer que a forma de aprender por estas bandas, ao que me e dado a entender, e bastante diferente daquilo a que me habituei em Lisboa.

Ando portanto a queimar os proverbiais cartuchos antes do comeco das aulas. No fim-de-semana fui a Malibu mais uma vez, e durante a semana tenho alternado futebol com natacao e jogging, vulgo corrida. No Sabado, fui de novo a Zuma Beach com uma trupe de mais dois portugueses e apanhei um sustozinho (eufemismo). Por uma razao qualquer afastei-me do resto da malta e comecei a apanhar ondas um bocado afastado do resto do grupo de surfistas que la estava. Quando dou por mim, tenho pelo menos 3 golfinhos ao meu lado. Ate aqui tudo bem. Passado uma beca eles mergulham. Passadas duas becas eles comecam a saltar ao meu lado. Quando digo "ao meu lado" quero dizer a menos de 10 metros... Os bichos fora de agua parecem enormes, e eu so pensava que se um daqueles animais me caisse em cima, eu estava... Mas enfim, acho que foi so brincadeira e eu, pelo sim pelo nao, juntei-me ao resto do grupo. A ja famosa 'seguranca nos numeros'... No entanto agora que escrevo isto nao posso deixar de achar que foi uma experiencia fabulosa.

Ia agora comecar o paragrafo seguinte com 'A malta aqui nos EUA...' e obviamente quedei-me inerte. A razao da minha paragem e simples e deve ser esclarecida. Odeio erros de analise derivados do preconceito e de falta de poder de abstraccao. Quero com isto dizer o seguinte: Vivo em Los Angeles que e uma cidade da California que e um dos 50 Estados dos EUA. Ou seja, tenho uma amostra de vida muito, muito estreita. E isso e um problema. A vida aqui em LA e completamente diferente da vida em Lisboa, e por que nao dize-lo, da Europa em geral. As relacoes sociais, estado-cidadao, economicas etc. etc. sao bastante diferentes daquelas a que me habituei a viver e que nunca questionei (alias darei exemplos, conscientes e inconscientes, daquilo a que me refiro como 'diferente'). No entanto nao tenho a certeza se e a vida aqui em LA que e diferente ou se posso de facto fazer a extrapolacao para o resto dos EUA. Fim de esclarecimento.

O pessoal aqui no bairro, e por que nao dize-lo na California, e um bocado tarado pelo conditioning, ou seja ha uma grande maioria que se preocupa bastante com o seu fisico e com a sua aparencia. Por isso e perfeitamente normal cruzarmo-nos com dezenas de pessoas a correr, e a andar de bicicleta. Eu obviamente nao quero ficar atras, e como em Roma..., resolvi comecar tambem o meu conditioning. Devo confessar que sempre odiei o exercicio pelo exercicio. Quando andava no Remo e treinava todos os dias, fazia-o sempre a pensar nas provas e nos Nacionais. Nunca me passou pela cabeca fazer daquilo um prazer. O conceito de desporto por prazer nunca teve grande aceitacao na minha pessoa. A unica coisa que gosto de fazer por prazer e jogar a bola e agora o surf. Tudo o resto era despropositdo e macador. Ora eu nao mudei completamente. Assim sendo, as minhas corridas diarias e a minha natacao bi-semanal (ah! a piscina fica a menos de 500m metros da Anderson. Catita hein!) sao feitas a pensar na....... Maratona de Los Angeles! E verdade, ha aqui um grupo na Anderson (business school da UCLA para quem ligou o blogue agora) que estabeleceu o objectivo de em Marco participar na Maratona aqui da metropole. No entanto devo acrescentar que o exercicio diario (que sim, tem sido diario) nao me tem feito perder muito peso. O lado positivo e que nao tenho ganho nenhum, mas mantenho-me nos 85kgs, o que para uma maratona e claramente peso a mais.

Ontem, o meu colega de departamento, o argentino-pai-de-tres-filhos-Juan, teve uma atitude claramente denunciadora do seu estado de progenitor e deu-me uns conselhos sobre o programa de Doutormento. Infelizmente o que ele me disse ja eu calculava e foi uma mera confirmacao do que suspeitava. O programa e duro, competitivo e pode levar a depressao. Depois deu-me exemplos de tipos que ficaram: dias sem comer, semanas sem dormir e de um tipo em particular que, nao estando devidamente equipado, fez paraquedismo do terceiro andar do departamento de Economia. Mas nada temam caros leitores! Nada disto sucedeu aqui no departamento de Gestao e o vosso contador de historias ja teve um cheirinho do que um programa de PhD (o programa de Doutoramento da Nova, pelo menos a parte curricular, ja e relativamente a serio e o vosso interpido narrador, dando aulas decentes ao mesmo tempo, fez as cadeiras com a seguranca devida). O unico conselho que se pode dar a alguem que comece a fazer isto e: faz qualquer coisa completamente diferente e da-te com pessoas completamente alheias a vida academica. Eu conto fazer ambas as coisas. O surf fim-de-semanal nao e por acaso...

3 Comments:

  • Tou a gostar de ler, sim sr! Parece q afinal já n tens razoes pa voltar c 200 kg, mas aposto q continuas a comer q nem um animal (se até o Manu o faz...)! Tenta escrever sobre as pessoas q vais conhecendo, principalmente os americanos, são sempre descrições elucidativas e... altamente divertidas! Bjos e sdds.

    By Anonymous Anonymous, at 3:40 AM  

  • Olá Bernardo. Eu continuo a ser uma lousy surfer nas ondas da nossa white sand... e sem golfinhos! Podes dar-me o teu email? beijos, Susana

    By Anonymous Anonymous, at 4:07 AM  

  • bmorais@anderson.ucla.edu

    By Blogger Bernardo, at 10:05 AM  

Post a Comment

<< Home