Bernardo goes to Hollywood

Tuesday, October 04, 2005

Analise a uma impossiblidade desmentida pela realidade

Enfim o jogo.

De facto ha coisas inconcebiveis, mas que acontecem. Ha uma frase que saquei de um livro do Asimov que descreve bem o teor deste post. Como sabem a Lua e um satelite da terra (ah! ja me esquecia que pelos vistos houve um eclipse por essas bandas. Claro que eu estava no sitio errado). O problema e que a Lua e um satelite enorme e esta relativamente proximo da Terra pelo que se formaram 3 correntes para tentar explicar a sua existencia. O problema e que as tres correntes tem falhas teoricas evidentes. Assim sendo, Asimov concluiu o seguinte: "'Quando pensamos nas várias formas como a Lua se podia ter formado, e em como são todas insatisfatórias, a única conclusão a que podemos chegar sobre a Lua é que ela não está lá! - Isaac Asimov, in Out of Everywhere"

Esta citacao vem na sequencia do que presenciei este fim-de-semana. Se eu vos fissesse a seguinte proposta: i) teriam de gastar totalmente um dos vossos dias de fim-de-semana; ii) teriam de se deslocar cerca de 80 kms e suportar filas interminaveis no parque de estacionamento; iii) teriam de assistir a um evento aborrecido que dura mais de 3 horas e tem tempo util de 40 minutos e (creme de la creme) teriam de pagar por tudo isso (pelo menos 35 euros). Perante uma proposta com este nivel as vossas respostas provavelmente seriam 'Tas a gozar comigo? Nem que me pagassem! Nao acredito que exista um tipo que suporte tamanha provacao semana sim-semana sim! Nem n'America eles fazem isso! Tas parvo?'

Pois bem, contrariamente ao esperado ha quem aceite tal proposta. Alias, ha muita gente a aceitar tal proposta. Este fim-de-semana foi um duro golpe para aquilo que acreditava ser o bom-senso-universal. O jogo de futebol americano e ainda mais chato do que estava a espera, e deixem-me que vos diga que fui com um espirito aberto. O jogo foi no RoseBowl (palco da final do Campeonato do Mundo de 94) e o tailgate (ler post anterior) foi num campo de golfe (que serviu de parque de estacionamento). Pelos vistos o picnic antes dos jogos e uma verdadeira instituicao americana. Toda a gente o faz. Ha verdadeiros profissionais da coisa que ate televisoes de ecra-plasma levam. O jogo foi as 19:30. O RoseBowl estava incrivelmente composto (cerca de 50,000 pessoas a ver um jogo universitario) e comecou com a Universidade de Washington a ganhar. Eu estava uma beca ca em cima e por isso era um bocado complicado ver as jogadas. Ao intervalo entrou a banda da UCLA, que ate entao esteve a tocar na bancada, e ai sim houve um verdadeiro espetaculo. A banda e composta por mais de 150 tipos completamente fardados e que tem uma coordenacao impressionante. Em termos de showoff ninguem bate os americanos (obviamente que quem tem como desportos nacionais o basebol e o futebol americano, tem que se esforcar muito mais para maquilhar as coisas). Os tipos comecam a tocar, dividem-se em varios grupos, fazem uns movimentos sincronizados e vindo do nada, formam as iniciais 'UCLA'. Muito bom.

Ao intervalo a UCLA estava a perder 10 - 0. Alias estivemos a perder o jogo todo, excepcao feita aos ultimos 50 segundos. Nessa altura fizemos um touchdown e passamos para a frente. O jogo apesar de estupido foi emocionante e dei por mim a puxar pela malta. Resultado final UCLA 21 - Washington 17.

Sai do jogo contente pelo espectaculo mas com a certeza de que provavelmente nao poria mais os pes num jogo. Por esta altura ouco os meus colegas americanos a comentar que para a semana estavam la de certeza para ver o jogo contra o Oregon. Obviamente pensei: Fool me once shame on you fool me twice shame on me...

0 Comments:

Post a Comment

<< Home