Bernardo goes to Hollywood

Sunday, October 08, 2006

Com Proposito

Ontem a noite fui jantar a um Cubano com a Claudia e uns amigos e ao jantar (fantastico frango com alho, banana, feijao e arroz branco) a conversa deambulou entre as vantagens e desvantagens dos EUA.

A la europeu comecei logo pela saude. Hat-trick. 3 exemplos.
1 - A Claudia teve dor de dentes e como tem seguro foi ao dentista da UCLA. Por cada consulta pagou apenas 20% do custo. Uns meros 25 contos por consulta.
2 - Um compatriota nosso levou uma amiga as urgencias porque se estava a sentir mal e a vomitar. Enquanto nao apresentou o cartao do Seguro nao entrou.
3 - O quje vos escreve em Junho teve usn problemas com as lentes e com os olhos. Tenho seguro e fui ao Hospital da UCLA ("the biggest in the West Coast and third Overall...") o meu problema e que me tinha esquecido do cartao de seguro de saude. Mesmo depois de a senhora que me atendeu ter visto que eu estava no sistema eu pude entrar nas Urgencias. Nao estava a morrer, mas sem as lentes sou cego e estava a meio dos exames...

No entanto os States tem vantagens: Nao se pode fumar em espacos fechados... nem abertos (esta ja acho exagero). Diz-se a boca pequena que entrar nos EUA e um pesadelo e uma humilhacao. Quem diz isto nunca experimentou entrar na Europa sendo estrangeiro. Para entrar em Espanha (esse belo pais...) geralmente so ha um ou dois tipos das alfandegas, para 500 ou mais marmelos que vem das Americas.
Em Heathrow, nunca espero menos de duas horas para passar pela seguranca interna. Nao porque seja apertada mas porque so ha duas maquinas para TODOS os voos de ligacao. Em LA ha mais de 30 "caixas" abertas. Mesmo apesar do meu ar magrebino, e sendo SEMPRE forcado a abrir as minhas malas (entrei em LA 4 vezes e abri as malas 4 vezes) nunca demoro mais de meia hora.
Outra vantagem de LA (que para mim sao os States) e o profissionalismo (a rocar o radicalismo) com que os tipos encaram o trafego. As regras sao escrupulosamente cumpridas o que da um estranho ar de civismo. Os tipos param mesmo nos Stops.
Ah, se se tem dinheiro na California faz-se uma vida (arrisco-me a dizer) como em mais nenhuma cidade do mundo. Mas nem assim me apanham ca mais de 5 anos.

PS - Estou muito contente por a Franca e a Espanha terem perdido. Sorrio tambem ao empate da Inglaterra em casa com a Macedonia. Nao pude deixar de exprimir, sacanamente, o meu agrado ao espanhol que esta no meu gabinete.

3 Comments:

  • nao se pode fumar em espaços fechados...depende dos Estados. E abertos sim é verdade! À porta de certos edificios nao podes mesmo estando na rua :)
    eu não sei se eles param nos stops todos pq são civicos...eu acho que param apenas por causa da elevada multa que apanham se não pararem. São "forçados" ao civismo...
    A California não é uma cidade mas sim um estado...
    não sei pq acho que vou ser banida se fazer comments...

    By Anonymous Anonymous, at 11:29 AM  

  • "Os tipos param mesmo nos Stops"

    GENIAL!!

    Eu ja tentei convencer uns gajos aqui a violar esta regra (ao pe da casa da Margarida e do Rui ha um stop ridiculo que, literalmente, nao esta a fazer nada) mas eles nao cedem por nada na terra...

    By Anonymous Anonymous, at 4:25 PM  

  • Wilson is already one of the most popular Nike Free Run Seahawks ever. When he arrived, the Seahawks became one of christian louboutin shoes the NFL’s cheap nfl jerseys best christian louboutin uk teams. He was starting quarterback for the first Super Bowl win in franchise history. If he can also bring the Sonics back to Seattle? They might replace the Nike Air Max 90 Space Nike Air Max 2015 Shoes Needle with a 600-foot Wilson statue.

    According to nfl jerseys store the Fox louboutin outlet affiliate in Seattle, Wilson joins a group made up of Chris Hansen, Wally Nike Roshe Run Walker and Erik and Pete Nordstrom that is looking to get an arena built and lure an NBA NFL Jerseys team back to Seattle. The group is trying to land an NHL team wholesale nfl jerseys too. The Sonics moved to Oklahoma City in 2008.

    By Blogger Unknown, at 5:49 AM  

Post a Comment

<< Home