Bernardo goes to Hollywood

Monday, October 31, 2005

Mais um dia mais uma promessa quebrada

O meu bairro e um pequeno oasis neste Calahari que e Los Angeles (o pedantismo nao me permite fazer a comparacao com o Sahara). Alias isto e visivel no proprio nome da coisa Westwood Village.

No meu bairro e possivel andar a pe e chocar com as pessoas que passam no passeio. Isto pode parecer assedio (e confesso que a primeira leitura e de desconfiar) mas de facto uma das coisas que reparei aquando da minha primeira estadia em L.A. foi que os passeios estavam vazios. Isto porque como a cidade esta tao dispersa e como as coisas estao tao afastadas umas das outras, e inconcebivel andar a pe. Como ninguem anda a pe nao ha ninguem nos passeios (fantastico silogismo). Como nao ha ninguem nos passeios a cidade parece deserta. Alias o primeiro dialogo do Crash (filme passado em LA) e o seguinte:

It's the sense of touch.

What?

Any real city, you walk, you know? You brush past people. People bump into you. In L.A. nobody touches you. We're always behind this metal and glass. I think we miss that touch so much that we crash into each other just so we can feel something.

Este dialogo e completamente verdadeiro. Ainda me lembro de quando vi o dialogo no filme ter pomposamente exclamado: 'F...-se, e mesmo isso! E precisamente isso que senti quando la estive.'

No entanto o meu bairro e diferente. Quem aqui aterrar pode chegar a pensar que L.A. e uma cidade normal. (Este engano e de uma magnitude equivalente ao acreditar que o Bloco e um partido de esquerda. Ou seja, demonstra uma falta de prespectiva e de inteligencia graves. A rocar a imbecilidade. Calculo que os potenciais leitores se estejam a remoer na cadeira, mas so vos digo o seguinte: Se vos sois pessoas de bem (e a ler o meu blogue nao sei nao) e se acham como eu, que uma das funcoes principais do estado e a de distribuir riqueza e a de nao deixar as pessoas mais frageis desprotegidas (abaixo da chamada safety net) entao tem tres hipoteses de voto. E nenhuma delas e num partido onde o voto interno e feito braco-no-ar).

Sempre que escrevo no blogue sinto-me como um arabe num aviao. Desvio sempre a rota. Comecei este post com a ideia de escrever sobre o meu bairro e sobre o sobrepovoamento de Starbucks e Coffe Beans em Westwood.

Estes cafes sao franchises. Ou seja, sao conceitos de marketing que estao espalhados por este pais afora e que consistem em vender cafe com uma margem de 1000% sobre o seu custo (estes 1000% sao capazes de estar subavaliados). No entanto estes espacos tem algo de inequivocamente apelativo na sua decoracao e no seu espirito. Como nao quero entrar em terrenos perigosos no que toca a apreciacao estetica das coisas, digo apenas que a musica e o ambiente sao apraziveis. No entanto ainda ha pouco tempo eu escarnecia das pobres mentes que insistiam em ir para estes cafes se sentavam a janela como se de uma montra se tratasse. Lembro-me de pensar em como dificilmente poria os pes num Starbucks (simbolo do conceito de marketing que consiste em explorar as fraquezas sociais dos incautos). Este 'lembro-me' no passado diz muito. Hoje fui a um Starbucks estudar. Obviamente que nao fiquei a janela (embora por este andar nao diga que nao me va la sentar). Em minha defesa digo o seguinte: Como estudo 5 horas por dia, e como nao me quero saturar nem perder o incentivo tenho de variar. O Starbucks e uma variacao agradavel a parede do meu quarto. Estudei 2 horas seguidas. Alias o meu poder de concentracao esta a melhorar a olhos vistos. Consegui aturar um casal no seu primeiro date (obvio pelos modos) que se sentou ao meu lado. Caros, a conversa era do mais imbecil possivel. No entanto como era reciproca na sua estupidez calculo que haja futuro naquela relacao. Eu pelo meu lado continuo com as minhas 5 horas religiosas. Nao, nao estudo por prazer. No entanto e claramente melhor do que trabalhar...

Amanha e o Halloween.

4 Comments:

  • Dia de trabalho de 5 horas? Vida boa por aí...

    By Blogger Andre Trindade, at 6:49 AM  

  • Nem mais uma! Sabes que isto nao depende da longitude onde se esta mas sim do individuo...

    By Blogger Bernardo, at 8:57 AM  

  • "trick or treat"?

    By Blogger nataliE, at 9:56 AM  

  • Pois é. Isso passa-se pela lógica da vida em LA. Na zona onde vives (que não conheço) ou em S. Monica (onde já estive várias vezes) essa situação NO LOCAL não se percebe. Existe uma noção de pertença e por vezes podes ir ao café ao restaurante A PÉ! O Andrea mora na 7th com Copeland e podes ir até Main St sem levar o carro. Assim sentes estar a viver num bairro "normal" com interacções "normais" com outras pessoas. Mas se morares noutras zonas que são só habitação isso já não acontece (Culver City, Hollywood). Tens de apanhar o carro para as deslocações mais banais e insensitivas-te do que te rodeia. Mais do que isso, o receio de que algo mau te possa acontecer (um acidente, um assalto) cria-te uma manta que te desliga dos outros.

    By Blogger Joao, at 11:05 AM  

Post a Comment

<< Home