Bernardo goes to Hollywood

Sunday, October 30, 2005

O que tem de ser...

Bom hoje acordei com um sentimento de dever. Apos ter dormido mais de 10 horas (record absoluto neste meridiano) aproveitei a energia para fazer o que ja devia ter sido feito. Limpei o meu quarto e a casa-de-banho.
Alguns de vos (mulheres) escandalizados perguntarao: 'Mas so lavaste a casa-de-banho 1 mes apos teres ai chegado?!' Bom, minhas caras, para ser mais preciso foi apenas ao quadragesimo-quinto dia que o fiz. E tudo uma questao de custo/beneficio.

Custo de lavar a casa-de-banho:
- Trabalho que da. Este custo tem a particularidade de ser uma constante ao longo do tempo. Chamemos a este custo 'k'.

Beneficio de lavar a casa-de-banho:
- Conseguir distinguir os varios utensilios que nela habitam. Por este andar era possivel confundir um corta-unhas com uma lamina da barba e a espuma de barbear com o sabonete liquido.
- Poder ter pessoas ca em casa e nao ter vergonha quando elas me pedem para usar a casa-de-banho. Quando e um gajo pedir-me para usar a casa-de-banh0 (restroom como eufemisticamente lhe chamam) eu sinceramente nao me chateio muito com o facto de ela nao estar um brinco, mas quando e uma senhora...
- Diminuir as possibilidades de contrair pe-de-atleta e demais doencas do foro fungoso.

A lavagem da casa-de-banho tem o beneficio crescente ao longo do tempo.Isto porque quanto mais nojenta esta, maior o valor de uma lavagem. Chamemos a este beneficio crescente 'bt^2'. 'b' e uma constante positiva 't' e o tempo que decorreu entre a ultima lavagem e o presente e o beneficio e quadratico (dai o ^2), porque a uma certa altura o facto 'vergonha' e muito relevante e a lavagem torna-se mais premente.

Isto para dizer que lavo a casa-de-banho quando o beneficio da mesma bt^2 e superior ao custo k. O problema neste caso e que o custo k e uma varivel muito elevada e dificilmente verei uma diminuicao neste valor. A solucao para este problema da-se quando t=45. Dai o facto de ao quadragesimo-quinto dia, neste solarengo 30 de Outubro, eu ter decidido resolver este problema de optimizacao.

9 Comments:

  • Sim, acho que deves escrever a tua tese sobre o assunto...
    No entanto, esqueceste algo de essencial, o custo de oportunidade! No tempo em que lavas a casa de banho, consigo pensar numa centena de outras actividades bem mais interessantes.

    By Blogger Andre Trindade, at 3:24 PM  

  • nunca tinha visto uma lavagem de casa de banho tão empiricamente demonstrada =P

    By Anonymous Anonymous, at 3:26 PM  

  • A constante k incorpora tambem o custo de oportunidade

    By Blogger Bernardo, at 4:45 PM  

  • cofcof... *geek*...cofcof.

    By Anonymous Anonymous, at 5:01 PM  

  • Estou a ver que tens aprendido bastante nos ultimos seminários e sabes como os tipos se costumam safar de perguntas desse género.

    By Blogger Andre Trindade, at 5:02 PM  

  • Na minha opinião esqueceste do custo do cheiro... quanto mais suja está pior o cheiro (sim eu sei que o vais incluir no b). Mas o pior é que quanto pior o cheiro, maior o esforço necessário para o tirar esse cheiro logo o custo de oportunidade que apontas está subordinado a um nivel fixo que consideras "aceitável" e não a um modelo geral (a não ser que vamos assumir que estas a usar um produto de limpeza altamente corrosivo, com poder de limpeza infinitamente e que precisa dum fato bio-hazard para ser usado).
    Depois para completar o modelo devias considerar a externalidade que este fenomeno provoca nas pessaos do prédio e "guests" e derivares o subisidio socialmente optimo que as pessoas te devem dar para fazeres a limpeza mais regularmente.
    Por isso, nesta acepção, rejeito o modelo, mas depois de fazeres estas correcções posso fornecer uma forte recomendação do teu modelo a um amigo meu que conhece o gajo que publica a Econométrica (e que não pode fazer Trick or Treat no seu apartamento em Evanston).

    By Anonymous Anonymous, at 12:45 AM  

  • Louis,
    Espero que esta tua analise a este post nao seja autobiografica. Temo pelos teus vizinhos...

    Eu disse que o custo 'k' era constante pelo que nao ha efeitos de aumento do custo na minha lavagem. E um modelo simples.

    By Blogger Bernardo, at 1:34 AM  

  • Olha que o teu comentário pode ter um backfire indesejável para ti... note só que dei alguma importância às externalidades causadas sobre outras pessoas (por isso a autobiografia pode ser na personagem duma destas pessoas)...

    Só por acaso, dado que "se podia confundir coisas", tambem não compraste daquele "pó shower to shower" que o "Cerebral" tentou usar? (só por acaso falei com a Joana, para saber o que era, e ela garante-me que aquilo é para gajas)

    By Anonymous Anonymous, at 4:20 PM  

  • Nein,

    Nao comprei nada de higiene pessoal que seja passivel de ser usado por mulheres. PAra mim so sabao azul...

    By Blogger Bernardo, at 5:11 PM  

Post a Comment

<< Home