Bernardo goes to Hollywood

Monday, December 18, 2006

A importancia de me chamar Jose

Hoje perdi metade do dia devido a um desentendimento cultural.
O meu nome completo e tipicamente portugues. Tenho dois nomes e 3 apelidos. Ora isto nos states e inaudito. Os meus por aqui tem no maximo 3 nomes. Dois proprios e o apelido do pai. Fontes proximas confirmam-me que no Mexico se passa o mesmo.
Ora hoje, quis pela terceira vez ir tratar da carta. Munido de toda a documentacao la fui eu ate Santa Monica. Parentesis para dizer que uma vez com carro nunca mais andei de bicicleta (especialmente depois de ontem*). Chegado a recepcao disse ao que vinha e a senhora (afro-american) depois de olhar para os meus papeis disse-me: "Son, I know you all write funny back there, but here the 1s are straight". Descodificando, a senhora referia-se ao facto dos meus 1s parecerem 7s (coisa de que discordo), o you all imagino que seja tudo o que nao seja americano, o back there imagino que seja um sitio onde o Bush nao seja Presidente. Mas ate aqui sem stress. Ela era porreira e corrigiu o meu erro. Nao queria que pensassem que nasci em 7987.
Chego ao bacano que me ia atender, tambem ele afro-american (alias este facto, da malta que trabalha nos servicos publicos, ser toda filha de Africa merece um post so por si). Aqui comecou o festival. O tipo olha para o meu passaporte e pergunta-me:
Cara da DGV (CDGV): Qual e o teu nome.
Bernardo (B): Bernardo.
CDGV - Mas aqui esta Jose.
B - Pois, tambem e o meu nome.
(O cara aqui ficou desnorteado)
CDGV - Entao como e que te chamas?
B - Jose Bernardo Rebelo da Cruz Morais
CDGV - ...
B - Temos nomes compridos
CDGV - Mas qual e o teu middle name?
B - Rebelo e Cruz
CDGV - entao e o "da"?
B - Pois, isso nao e nome mas tambem faz parte
(Aqui parti o gajo todo)
Passados 5 minutos
CDGV - Entao o teu nome e JoseBernardo
B - Sim, podes dizer que sim
(CDGV escreve Josebernardo Rebelo Dacruz Morais nos documentos)
(CDGV olha para o computador sem perceber o que se passa)
(B olha para CDGV sem perceber o que se passa)
CDGV - Podes ir buscar o teu cartao de contribuinte.
B - Posso, esta no carro.
(O gajo olha para mim a perguntar-se como e que um tipo que esta a sacar a carta traz o carro, mas ainda ta confundido com o nome)
(Chego com o cartao)
CDGV - Ah!!!!, o teu nome no sistema esta Bernardo Cruz Morais!
(eu aqui disse: ....-..! Ja tou a ver que hoje nao faco a carta hoje)
CDGV - Tens de ir a seguranca social para que te mudem o nome
B - Cara, estas a gozar. Ja e a terceira vez que aqui venho. Nao da para fazer o exame escrito?
CDGV - Da, mas depois tens de ca voltar. Queres fazer o exame em portugues?
B - ?. Mas voces tem exames em portugues?
CDGV - Sim.
B - Entao quero fazer o meu exame na lingua em que o Jeronimo de Sousa faz os seu discursos!

Enfim, la fui fazer o exame. 36 perguntas e podia errar 6. Se chumbasse ainda podia tentar outra vez logo a seguir. No entanto so precisei de um match-point. Fechei o jogo com 2 erros. A seguir fui a seguranca-social, onde foi bastante rapido e dai fui tratar do seguro. 250 dolares por 6 meses. Parece caro mas nao se esquecam que 1 euro vale quase 20 dolares.
Perdi a inspiracao. E meia-noite e vou-me deitar. Amanha conto voltar para a Patria.

*Ontem vinha para casa de bicicleta e quando dei por mim estava a voar por cima dela. Trazia um saco no guiador e o filho-da-mae bloqueou a roda da frente (Isadora Duncan style). Quando dei por mim estava a dar um mortal. Tentei dar um ar de que controlava a situacao, mas nao foi facil dado que ate o relogio me saiu do pulso. Foi um tralho dos classicos. Levou-me uns anos atras, circa 1994, quando tinha 13 anos.

7 Comments:

  • Mas moral da historia... conseguiste tratar dos assuntos do carro ou nao? Grande abraco e boa viagem. DD

    By Anonymous Anonymous, at 1:44 AM  

  • Descriçao da cena DGV fenomenal. parti-me a rir aqui no office...

    By Anonymous Anonymous, at 3:52 AM  

  • Já agora, não sei se o mesmo se aplica desse lado mas um gajo de Chicago disse-me para procurar tirar a carta "com gajos brancos" porque senão as hipoteses de chumbar na condução seriam aumentadas "artificialmente" (embora Santa Monica não me parece ser uma zona problemática)

    By Blogger Unknown, at 4:03 AM  

  • Grande :>

    By Blogger Gonçalo, at 9:22 AM  

  • caguei-me a rir!! esta merece um highlight :-)

    By Blogger Unknown, at 3:18 AM  

  • Os tipos da DGV de facto ultrapassam os limites. Tenho dois episodios, um que vi e outro contado.

    O primeiro era de um gajo que queria saber se o que ia tratar era ali ou nao. Ele dirigiu-se ao funcionario e explicou-lhe ao que vinha. O tipo simplesmente repetia-lhe que tinha de ri para a bicha. O outro insitia que querioa saber se valia a pena ir para a bicha, por isso tentou-lhe dizer de novo ao que vinha. O tipo voltou-lhe a dizer que nao podia fazer nada, que tinha de ir para a bicha. Mais ou menos 30 minutos depois (eu vi isso tudo porque estive numa bicha no DMV esse tempo todo) ele chega ao guichet e e' atendido pelo mesmo tipo com que tinha falado antes que lhe diz que nao e' ali que tem de tratar desse assunto.

    A outra foi de um amigo que ia mudar-se para o Canada e queria tratar da trasferencia do carro. Na DMV disseram-lhe que havia apenas um procedimento que duraria cerca de tres semanas, tempo esse que ele nao tinha. Depois de investigar, ele descobriu na internet que afinal havia outro procedimento que durava 2 dias. Confrontando o tipo com quem ele tinha falado sobre a informacao no site da DMV o agente responde:"Eu nao sei nada disso da internet. Eu quando saio daqui vou sempre para casa".

    By Blogger Joao, at 12:19 PM  

  • By Blogger yanmaneee, at 1:27 AM  

Post a Comment

<< Home